Formada a nova diretoria da Associação Profissional, liderada por João Gabriel, até que em 1978 (em 26.11.78) – MTB 326903/76, o Reconhecimento, com a expedição da Carta Sindical do STIAM. Foram 10 anos de luta, afinal vitoriosa.
A princípio, surgiram muitas dificuldades. O Sindicato não tinha sede própria, então surgiu em local alugado na Rua Jourbet de Carvalho. Nesse local permaneceu durante quatro (4) anos, desenvolvendo seus trabalhos e organizando a categoria. Foi nesse período que o sindicato adquiriu certa representatividade. Filiou-se um bom número de trabalhadores. A sede foi transferida outras duas vezes: para Avenida Brasil, 1350 e para a Rua Arapongas no Bairro Aeroporto velho. Uma das lutas que os diretores do sindicato empreendiam com mais sofreguidão era aquisição da sede própria. O Sindicato enfrentou um financiamento voraz, de um ano e meio, sendo primeiro a conseguir um empréstimo do gênero.
Finalmente em 1985, foi conquistada a sede própria na Av. Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, 731 - Zona 7 - Maringá. Tal conquista foi um incentivo para os dirigentes que puderam desenvolver um trabalho mais organizado. Desde os primórdios de sua instalação, o sindicato registra que o número de associados tem crescidos consideravelmente. Estatísticas revelam que em 1980 era apenas 700 associados. Atualmente o número de sócios atinge aproximadamente 2000, em um universo de oito mil trabalhadores.
A primeira diretoria do STIAM foi eleita em 1979, presidida por João Gabriel e com a participação de uma jovem liderança, Rivail A. da Silveira que depois, em 1992, foi eleito presidente após ter sido secretário geral e vice-presidente por várias gestões. O companheiro Sr. Orlando Bianchi, filiou-se em 1972, que tinha o mesmo ideal. Posteriormente o Sr. Orlando integrou a diretoria, sendo tesoureiro.
Gestão 2013 - 2017 - Diretores
A diretoria, com mandato até 2.017 estava assim constituída:
Efetivos: Presidente – Rivail Assunção da Silveira;
1º Tesoureiro – Roberto Pino de Jesus;
1º Diretor Social e de Comunicação - Antonio Lopes de Almeida Filho;
1º Secretário – Santo Batista de Aquino;
2º Secretário – Shuzo Toma;
2º Tesoureiro - Rubens Leme;
2º Diretor Social e de Comunicação – Maria Pacheco do Amaral.
Suplentes da Diretoria:
Maurílio Conceição Ferreira, Maria Francileide Gonçalves Rodrigues, Roberto Otaviano da Silva, José Ciska G. de Oliveira, e Antonio Carlos Pereira.
Conselho Fiscal
Efetivos:
Alípio Elias da Silva, Nélson Cancini, e João Luiz de Lima.
Suplentes:
Ailton José de Andrade, Élson Estevão Luiz, e Donizete Vidal.
Gestão 2017 - 2022 - Diretores
A diretoria, com mandato até 2.022 fora assim constituída:Conselho Fiscal
Efetivos:
Alípio Elias da Silva, Nélson Cancini, e João Luiz de Lima.
Suplentes:
Cícero Ferreira dos Santos, Antonio Lopes de Almeida Filho, e Maria Pacheco do Amaral.
Delegados Representantes:
Efetivos:
Rivail Assunção da Silveira e Roberto Pino de Jesus;
Suplentes:
Rubens Leme e Alípio Elias da Silva.
Livro